12 de fevereiro de 2016

Hambúrgueres de milho e grão de bico




Todos temos desejos por junk food de vez em quando. Hoje em dia, como alternativa aos hambúrgueres fast food têm toda uma variedade de hamburguerias gourmet espalhadas por Lisboa e por todo o país. Mas a verdade é que se querem desfrutar de um hambúrguer decente (e tudo o que o acompanha), composto por ingredientes minimamente aceitáveis, não querem pagar por ele uma indecência e gostam de evitar as multidões dos locais mais trendy, mais vale fazê-lo em casa.




Para esses dias, trago-vos uma alternativa ao tradicional hambúrguer de carne de vaca.

Ingredientes:

Grão de bico
Milho
Cominhos
Coentros frescos
Raspa de limão
Pão ralado
Sal
Pimenta

Preparação:


1. Comecem por colocar na picadora o equivalente a uma lata pequena de grão de bico e cerca de 1/3 dessa quantidade em milho, previamente cozido. 

2. Adicionem uma colher de café de cominhos, um raminho pequeno de coentros (só as folhas), raspa de limão, sal e pimenta.

3. Triturem esta mistura até ficarem com um puré, ao qual vão adicionar pão ralado até obterem uma mistura relativamente menos pastosa e que não cola às mãos (sim, é altura de meter a mão na massa e misturar bem o pão ralado ao puré).




 4. Devem conseguir fazer bolinhas com cerca de 3 a 4 cm de diâmetro que colocarão sobre papel vegetal.

5.  Depois, usem o vosso instinto e espalmem este suposto dumpling até obterem algo que se assemelhe à forma de um hambúrguer (esta actividade é extremamente terapêutica e pode poupar-vos horas de apoio psicológico).




6. Levem-nos depois a uma frigideira com azeite quente até ficarem dourados o que não deve demorar mais do que 2 a 3 minutos de cada lado.

7. Acompanhem-nos como preferirem. Com arroz branco ou selvagem e salada, por exemplo. Podem recorrer à artilharia pesada, como eu fiz. Neste caso usei coleslaw, batatinhas no forno, queijo, ovo estrelado, pickles caseiros de pepino, azeitonas, alface e pão de centeio.








Sem comentários:

Enviar um comentário