24 de maio de 2016

#10 formas de viajar sem arruinar o orçamento


"Viajar" é provavelmente o meu verbo preferido, pois nada revitaliza o meu humor como pensar ou planear uma viagem, um city break ou mesmo apenas um dia de passeio. 
Com as férias de Verão a aproximarem-se é impossível não pensar neste assunto: cedo começamos a nomear capitais, a pensar qual o tipo de destino que momentaneamente nos seduz, ou simplesmente a fazer contas às nossas possibilidades.

E como as exigências financeiras são certas e incontornáveis, por vezes torna-se complicado gerir um orçamento que nos permita realizar aquela viagem que há tanto tempo desejamos. 
Contudo, em vez de cruzarmos os braços e pensarmos "ficará para outras núpcias" há pequenas coisas que podemos fazer para tornar as nossas viagens realidades.

Apesar de não ser uma "viajante profissional" (I wish), tenho algumas dicas para partilhar convosco que vos podem ajudar a diminuir consideravelmente os custos das vossas viagens, tal como me ajudaram a mim ao longo dos anos. 
Assim, hoje partilhamos convosco 10 dicas de como viajar sem estoirar a carteira.


1. Adquirir as passagens na altura certa

Em boa hora websites de viagens começaram a partilhar estes segredos. Bilhetes para viagens de curta distância (i.e. Londres-Roma) devem ser comprados 7 semanas antes da data de partida; para viagens de longa distância não convém deixar ultrapassar as 18 semanas de antecedência. Estudos revelam que as passagens de avião atingem os valores mais baixos de venda nestes períodos. 
Visite também sites como o Skyscanner para encontrar os melhores preços (e as melhores escalas) para o destino pretendido.

A caminho de Londres para voar para os Estados Unidos - opção mais económica do que viajar directamente Lisboa-U.S.A. Mesmo com um voo a mais poupei cerca de 400euros.

2. Contactar aquele amigo que vive em...

Todos nós temos um amigo ou familiar a viver fora (do país, da nossa cidade, do distrito,...), então porque não perder a timidez e perguntar se tem um espacinho disponível para nos receber? Não custa nada tentar, e certamente faríamos o mesmo por essa pessoa.

Nordeste de Inglaterra que tive a oportunidade de conhecer a graças a um "acantonamento" em casa de amigos

3. Se não tivermos um amigo, temos o Airbnb

Para quem ainda não o conhece, o Airbnb é provavelmente uma das melhores ideias do século XXI. Trata-se de uma plataforma onde pessoas (tais como nós) publicitam quartos ou apartamentos para alugar por preços muito mais simpáticos. Para os que já estão a pensar "ai que horror, partilhar a casa com um estranho! E se for um tarado?". Bem, esta plataforma apresenta publicamente os testemunhos dos visitantes anteriores, portanto têm toda a informação disponível para avaliar níveis de conforto, segurança, limpeza, simpatia, etc...
Pessoalmente, uso o Airbnb muitas vezes e as experiências até à data têm sido as melhores até à data. Já fiquei em quartos extremamente confortáveis, de muito bom gosto e muitissimo bem localizados. Soa-me a uma combinação perfeita.

Washington D.C. foi uma das cidades que pude conhecer graças ao Airbnb

4. Travel light

Esqueça a mala de porão (a menos que esteja incluída no preço da passagem), pois só vai andar mais carregado e é uma despesa extra e desnecessária na maioria das vezes. Estar de férias é também ser mais prático.

Holy Island (Lindisfarne, Inglaterra) - nothing to declare

5. Em Roma sê romano

Já no destino copie os locais. Estes certamente conhecem as formas mais económicas de se deslocar na região ou cidade, e conhecem também os restaurantes mais autênticos e em conta.
Quando chego a um local novo, a primeira coisa que pergunto a alguém na rua/loja/mercado é: "quando janta fora, onde é que costuma ir?" - e assim se descobrem os sítios autênticos. Procure também um bom supermercado ou mercado local para se abastecer com alguma comida para pequenos-almoços e lanches portáteis.
Quando aos transportes opte por andar a pé quando possível ou alugue uma bicicleta. Deixe a despesa do transporte público só mesmo para quando necessita.

Em Pamukkale, Turquia, a tomar o pequeno-almoço tradicional camponês na casa de uma família local

6. O poder da antecipação

Adquira bilhetes para atracções como museus, galerias, parques de diversões, palácios, sítios arqueológicos antes da viagem e através da internet. Vai surpreender-se ao descobrir que, muitas vezes, nos sites específicos pode encontrar ofertas óptimas, promoções loucas de última hora e coisas que tais. 

Nova York (vista do Rockefeller Center). Ao adquirir um passe online consegui poupar cerca de $100 ao visitar os principais museus, arranha-céus e Liberty Island
7. Do it yourself

Não quero criar aqui um boicote, mas se quer poupar à séria organize a sua própria viagem. Na internet encontra toda a informação que necessita para estruturar as suas férias até no deserto da Mongólia, então se cortar nos intermediários poupará bastante.

Viagem pelo oeste irlandês e Connemara: um exemplo de uma viagem totalmente planeada em casa em frente a um computador

8. Conheça as rotinas

Se todos os italianos vão de férias em Agosto, talvez não seja boa ideia ir a Itália durante este mês, pois para além da confusão, os preços também estarão muito mais inflacionados. Informe-se acerca da melhor altura para visitar cada país, como por exemplo, quais as épocas altas (que variam de região para região), conheça os principais feriados civis ou religiosos do seu destino, pois tudo isto vai aumentar o preço das passagens e da estadia. A menos que queira mesmo ir ao Hogmanay em Edimburgo (passagem de ano) não ponha os pés nesta cidade nesta altura, pois pagará o triplo até por uma cerveja.

Vista de Positano (Itália) em Junho. Uma época óptima para banhos, mas sem as confusões e os preços de Julho e Agosto.

9. Praticar o desapego

Bem sei que soa a provérbio budista, mas é bem verdade! A menos que o seu ideal seja mesmo praticar turismo de luxo, não há nenhuma boa razão para não ficar num sítio mais simples, desde que confortável e limpo. Através da pesquisa em sites como o Tripadvisor ou o Booking é possível encontrar hotéis simples, bem localizados e a preços óptimos, onde também pode analisar os feedback honestos de cada cliente.

Hagios Nikolaos (Creta) onde em Setembro fiquei hospedada num hotel no centro da cidade por 35€ por noite para duas pessoas com pequeno-almoço continental incluído

10.  Não seja demasiado selectivo

Mesmo que de momento não consiga mesmo concretizar aquela viagem ao Japão, ou fazer a Route 66, o mundo conhece-se aos poucos e viajar é sempre a melhor forma de recarregar baterias e expandir os nossos horizontes. Então porque não optar por um destino mais próximo, talvez pelo qual nunca tenhamos sentido grande curiosidade, e nos deixemos simplesmente surpreender?

A espectacular cidade de Segovia, mesmo aqui ao lado.

Espero que estas sejam dicas úteis para poupar enquanto preparamos uma óptima viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário