23 de setembro de 2016

Guardar o melhor do Verão: tomate seco ao sol



Uma das grandes vantagens do Verão, em termos alimentícios, é que podemos preservar o que este nos dá, para que seja consumido durante o Inverno. Assim como a nossa versão racional da hibernação mas com acesso a uma despensa e frigorífico. Se o Verão nos dá tomates, façamos tomate seco ao sol.




Ingredientes:


- Tomate (variedade da vossa preferência)
- Sal e pimenta
- Óregãos (ou outra erva aromática da vossa preferência)
- Azeite ou outro óleo vegetal



Preparação:


1. Cortem os tomates em metades, em quartos ou em fatias longitudinais, dependendo do seu tamanho. Lavem-nos bem e removam os sucos e as sementes. Sequem-nos com papel absorvente e disponha-os com a pele para baixo num tabuleiro, ou idealmente numa grelha sobre um tabuleiro, o que permitirá que o ar circule facilmente.




2. Eu usei um tabuleiro de madeira que forrei com papel de alumínio onde dispus os tomates cortados. Polvilhem-nos com sal e pimenta fresca e com ervas aromáticas da vossa preferência.


3. O tempo de secagem dependerá da temperatura, disponibilidade de sol directo e tamanho do produto. Virem diariamente os tomates e recolham-nos de noite para evitar que a humidade da noite os hidrate novamente. Tomates de diferentes tamanhos terão tempos de secagem diferentes; por norma os mais pequenos demorarão cerca de 2 a 3 dias e os maiores cerca de uma semana sob sol directo. Avaliem vocês próprios e à medida que forem secando vão guardando.




4. Se estiverem completamente secos podem guardá-los num frasco esterilizado na vossa despensa. sem adicionar qualquer tipo de óleo vegetal. Se estiverem meio secos ou, se assim preferirem, podem guardá-los em frasco esterilizado com azeite e ervas aromáticas.




Usem-nos depois Outono dentro em pratos de massa, pizzas, saladas, gnocchi e todo o tipo de bruschettas.  Experimentem e partilhem connosco os vossos resultados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário