8 de setembro de 2016

Tarte de requeijão e tomate cereja


Esta tarte, cuja versão original podem encontrar nesta publicação do Dulce Delight, foi me dada a conhecer por uma das colaboradores deste blog, num daqueles jantares que começam tarde e não se sabe bem a que horas acabam. Embora aqui vos deixe uma versão diferente, uma adaptação, se quiserem, posso dizer que a adorei imediatamente.



E que melhor maneira de celebrar esta "minha" (minha na medida em que sou eu que os como, claro) primeira produção caseira de tomate cereja? A verdade é que a quantidade é tanta que para além das saladas caprese, pizzas, massas, doce de tomate e tomate cereja seco ao sol (que em breve também partilharei convosco) transformei também uma quantidade significativa destes tomates numa tarte que pode constituir uma óptima entrada ou um refrescante jantar de verão.

Ingredientes:


Para o pâte brisée: 

200g farinha
100g de manteiga à temperatura ambiente
Cerca de 20ml de água fria

Para o recheio:

250g de queijo ricotta
2 requeijões
1 colher de sopa Mostarda Dijon
Sal
Pimenta

Para a cobertura:

Tomate cereja (ou quaisquer outros tomates da vossa preferência)
3 colheres de sopa de azeite
Sal
Pimenta
Manjericão



Preparação:


1. Comecem por preparar a massa com algum tempo de antecedência, já que terá de arrefecer totalmente antes de ser recheada. Cortem a manteiga, que deverá estar à temperatura ambiente, em pequenos pedaços e juntem-na à farinha. Unam os dois ingredientes com as vossas mãos até obterem um composto areado.


2. Adicionem depois a água gelada, pouco a pouco, e amassem até ter elasticidade e não agarrar à vossa bancada de trabalho. Formem depois uma bola, envolvam em película aderente e coloquem-na no frigorífico durante cerca de 60 minutos.




3. Estendam a massa e forrem uma tarteira, preferencialmente de fundo amovível, sobre e sob uma folha de papel vegetal. Devem depois fazer um blind bake da vossa massa. Não se preocupem não vão cozer a massa de olhos vendados! Utilizem feijão, grão ou lentilhas e coloquem sobre a massa e a folha de papel vegetal para que estes façam peso sobre a massa durante a cozedura. Levem-na a um forno pré-aquecido a 180º C até estar estaladiça e dourada. Depois de a tirarem do forno deixem-na arrefecer.

4. Para preparar a cobertura cortem os vossos tomates cereja em 2 ou 4, dependendo do seu tamanho. Numa taça contendo já os tomates, adicionem pimenta, sal, três colheres de sopa de azeite e uma ou duas folhas de manjericão. Envolvam esta misturam e deixem-na repousar durante cerca de uma hora à temperatura ambiente. Findo esse tempo, livrem-se de todos os sucos que se formaram entretanto.

5.  Para o recheio misturem o queijo ricotta com dois requeijões. Adicionem pimenta sal e uma colher de sopa de mostarda de boa qualidade (não, não é daquelas que nas roulottes se põe nas bifanas!)

6. Recheiem depois a vossa massa com a mistura de queijos, cubram-na com a salada de tomate cereja e acrescem algumas folhas frescas de manjericão. 


Aproveitem os últimos dias de Verão para saborear esta magnífica tarte.

Sem comentários:

Enviar um comentário