20 de outubro de 2016

Clafoutis de D. Maria


Com os termómetros finalmente a baixarem abaixo dos 20ºC, podemos finalmente matar saudades do forno, negligenciado durante o Verão (quem é que pode ligar o forno em casas de 70 m2??).
Folhinhas douradas a cair, pescoços de fim de dia a pedir uma écharpe - no mínimo - e séries televisivas de culto a voltar (AHS - My Roanoke Nightmare, onde andaste toda a minha vida?), pedem mesmo mesmo é um bolo/pudim/tarte/bolacha acabado/a de sair do forno. E hoje, para celebrar esta estação de que tanto gostamos, partilhamos convosco uma receita de clafoutis.


Esta sobremesa que fala francês, mas não toca piano, é originalmente feita com cerejas. No entanto, resulta lindamente com outras frutas de caroço, como ameixas ou alperces e  também com uvas. 


Ingredientes: 
500g de uvas (eu usei D. Maria, cortei ao meio e removi as grainhas às maiores)
75 + 35g  de açúcar amarelo 
125g de farinha
1 pitada de sal
1 colher (café) de essência de baunilha
2,5 dl de leite
2 ovos
margarina para untar
açúcar em pó


Preparação:
1. Lave e desengrainhe (desengrainhar, é uma palavra nova, "says me") as uvas, polvilhe-as com 75g de açúcar amarelo, deixando-as macerar durante 1hora.
2. Decorrido esse tempo, unte uma forma que possa ir ao forno, mas também fazer uma perninha à mesa, espelhando as uvas sobre o fundo.





3. Peneire, para uma tigela, a farinha, o sal e o restante açúcar, envolvendo primeiro cerca de metade do leite e, de seguida, os ovos (seguidos do restante leite e da baunilha).
4. Verta o preparado sobre as uvas, levando a forno médio cerca de 40 minutos.
5. Deixe arrefecer (quanto tempo conseguir esperar) e polvilhe com açúcar em pó.







Longe da pressão biquini, podem sempre justificar que é maioritariamente fruta. Porque é. Quase.











1 comentário: