15 de novembro de 2016

"Ponham-me neste filme" #Cozinha




Se a decoração apela a um público muito particular, que inclui uma população de decoradores de interiores, set designers e aficionados do Apartment Therapy, a cozinha fala a um público muito mais amplo. 
Depois de termos partilhado as películas com interiores - e exteriores - que nos aceleraram o ritmo cardíaco, partilhamos os filmes que nos fizeram sentir alguma necessidade de ir ginásio. Claro que ignorámos essa necessidade. 


1. "Chocolat"

Chocolat é o casamento magnífico entre um argumento como deve de ser, boa representação e um desfile de chocolate mais sumptuoso que o festival de Óbidos. A maior dificuldade reside em decidir se gostaríamos mais de fazer de Vianne Rocher e contracenar com o Johnny Depp ou de Conde Reynaud e mergulhar de cabeça na montra de Páscoa.  







2. "The hundred-foot journey"

Uma união também muito feliz entre a cozinha francesa com a comida indiana tradicional. A realização valoriza as imagens dos mercados tradicionais, das zonas rurais de Saint-Antonin-Noble-Val e o aspecto dos ingredientes e do produto final. Somos de imediato compelidos a visitar o edreams em busca de voos e hotéis para esta região pitoresca.






3. "Ratatouille"

A cozinha francesa é aqui caracterizada numa longa metragem da Pixar, desta feita com um chef muito pouco talentoso. Já repararam como o Linguini se parece com o aprendiz de Comme un chef, incluindo o nariz proeminente, tipicamente Francês? Será coincidência? 







4. "Eat, pray, love"

Ao contrário da maioria dos filmes, onde a cozinha está no centro do argumento, este filme remete-nos apenas e tão somente para o verbo "comer". Após divulgação pelo Oprah Book Club, esta história, de uma senhora que a determinada altura da vida percebeu que gostava de comer e passear, parece ter revolucionado a vida de milhões de mulheres por todo o mundo (aplica-se aqui a expressão adolescente - wtf?!).







5. "Julie & Julia"

365 dias e 33 kg de manteiga depois, ficamos a conhecer a culinária francesa e a vida de Julia Child, com um sentido de humor à medida do seu comprimento. 








6.  "Like water for chocolate"

Impedida de expressar o seu afecto, Tita coloca-o em cada prato que confecciona. Uma espécie de tragi-comédia sensorial ao melhor estilo Sul Americano (que não tem nada que ver com porto-riquenhas a falar inglês com sotaque).






7. "Waitress"

Ora apreciem apenas uma pequena amostra dos nomes de tarte confeccionadas ao longo desta comédia negra:  "Spanish Dancer Pie with Potato Crust", "Kick in The Pants Pie" ou "Baby Screaming its Head Off in the Middle of the Night and Ruining my Life Pie". 







8. "Comme un chef"

Depois de Jean Reno nos ter habituado a papeis de agente policial mal humorado surge em Comme un chef com estes mesmos traços de personalidade. Um enredo simples e uma alegoria a todos os chefes que se recusam a aceitar que talvez devessem partir para outra e dar lugar aos jovens talentosos. Ao contrário da vida real, aqui é isso mesmo que acontece e ficam todos amigos. Ainda estamos a falar de filmes, certo?








9. "Soul Kitchen"

Há muito pouco que fique por acontecer neste restaurante em Hamburgo. Entre ensaios de uma banda de punk rock, um velho pescador com nome de filósofo, uma espécie de Conde de Montecristo dos tempos modernos e uma contractura muscular, as hilariantes aventuras de Zinos são pontuadas por pratos de aspecto delicioso que nos chegam pelas mãos de um chefe um pouco alcoólico e muito temperamental, comme il faut.






Numa última nota, aconselhamos vivamente que o visionamento destes filmes seja feito de barriga cheia, preferencialmente sem acesso a chocolates, pacotes de bolachas ou batatas fritas. E quem avisa, amigo é. 

Sem comentários:

Enviar um comentário