7 de novembro de 2016

"Ponham-me neste filme" #Decoração

Colocado de uma forma simples: adoro cinema. Cinema independente, europeu, de época, de terror, policial, de fantasia e até mesmo as tragi-comédias de entretenimento mais singelas conseguem levar-me a procrastinar e delegar para segundo plano qualquer tarefa de urgência. Para além do Johnny Depp, um dos melhores atributos que qualquer filme pode ter é uma boa decoração ou uma fachada de sonho.
Eis algumas das películas que ganharam o Óscar Inspiracionista nesta categoria.


1. "The Holiday"
Como se reunir a Kate Winslet, o Jude Law e o Jack Black no mesmo filme não fosse suficiente (Cameron Diaz, desculpa lá , mas és só gira), parte da acção decorre nO chalé inglês que resume basicamente o conceito colectivo de conforto. Posto isto, esta é a parte em que despedaço os vossos corações: era tudo cenário (exterior incluído).










2. "Love Actually"

Rumando do mundo rural para a capital britânica,  escolhemos o "Love Actually" mas podíamos facilmente estar a falar do "Notting Hill" ou d' "O Diário de Bridget Jones". Os interiores de qualquer um destes filmes pautam  pelo aspecto despretensioso e um pouco negligente até, mas não se deixem enganar: são horas de planeamento estratégico investidas. Agora vá, finjam que não se lembram do filme e usem a decoração como desculpa para o reverem pela 27ª vez. 










2."Le Fabuleaux Destin d'Amélie Poulain"
Entrincheirada numas águas furtadas, Amélie mudou o nosso mundo enquanto mudava a vida dos habitantes de Montmartre. Algures entre o vintage, a fantasia e o grunge  (Doc Martens forever!), o seu pequeno apartamento é de um charme que não se vincula a um tempo preciso, mas sim a um local: Paris. Lamentavelmente, a cidade está cheia de Parisienses. 


Aproveitem a dica decorativa e emoldurem a vossa melhor foto do bichano ou pantufa com o funil pós-operatório. Conseguir o élan parisiense nunca foi tão fácil!




4. "Under the Tuscan Sun"
Entre cedros, paredes de empedrado ocre e frescos, não é difícil imaginarmo-nos a bebericar limoncello enquanto revemos um, ou todos, estes filmes.







5. "Sex and the City" 
"Effortlessly chic" seria possivelmente a expressão escolhida para designar a decoração do apartamento da Carrie Bradshaw se fossemos pessoas minimamente entendidas em categorias. Não é o caso. Nos raros momentos em que conseguíamos abstrair-nos do guarda roupa inolvidável desta grande drama queen, alimentávamos algumas fantasias sobre "ser escritora" em Manhatan, habitando o seu acolhedor e casual apartamento.  Quando o pequeno ecrã se transformou em grande, a proprietária e o seu lar abusaram dos retoques estéticos e a magia acabou.



Reparem no mobiliário mid century, muito antes deste estilo fazer o seu grande retorno.

 



6. "500 Days of Summer"
Quando o narrador enfatiza, logo aos primeiros segundos de filme, que esta é não é uma história de amor, não anteviu  que todos acabamos apaixonados pelo guarda roupa e pela parede de toile de jouy de Summer Finn - mas isso não significa que lhe perdoemos por ter abandonado o Tom, a grande velhaca.




7. "A Single Man" 
Se a história é comovente, o sentimento final é de auto-comiseração: nunca conseguiremos atingir este grau de impecabilidade. Depois lembramo-nos que foi tudo orquestrado pelo Tom Ford e deixa de ser real, Ufa, já podemos respirar outra vez. E colocar o pacote de bolachas na mesinha de café. Com migalhas à volta.







8. "Lemony Snicket: A Series of Unfortunate Events"
Na saga dos órfãos Baudelaire não faltam as mais profusas e fantasiosas moradias. Se ainda não viram, é o filme ideal para juntar a família este Natal.






9. "Eduardo Mãos de Tesoura"
Favorito de todos os tempos, o primeiro grande sucesso de Tim Burton transporta-nos para um mundo pastel e plástico, tal como os seus habitantes, evidenciando ainda mais o carácter delicado e melancólico do nosso herói anti-herói.









Podíamos continuar a enumerar filmes com decorações de sonho até às próximas legislativas, mas achamos que isso iria roubar-vos tempo precioso para verem ou reverem com outros olhos alguns dos nossos favoritos e, quem sabe, roubar algumas dessas tendências para o vosso próprio lar. Eu, por exemplo, ando muito influenciado pela tendência da Carrie Bradshaw para a desarrumação...









Sem comentários:

Enviar um comentário