9 de janeiro de 2017

Sopa de sobras de festas



Acho que não sou a única a ter um problema quando digo que os dias de festa são sinónimo de muitas sobras. Na incerteza de ter comida suficiente para o apetite voraz de pais, tios, primos e uma avó octogenária com muito apetite, preferimos que a mesa continue cheia no final da refeição, o que nos leva a entrar no novo ano com os despojos alimentares do ano velho.

Isso pode constituir um problema se tivermos pouca imaginação. Ao dia 3 já não conseguimos olhar para as sobras da perna de borrego ou do pato assado no forno sem emitir imediatamente um esgar de agonia. Mas por aqui a imaginação está sempre ao melhor nível Emir Kusturica por isso não nos sentimos invadidas por essa problemática. Este ano as sobras foram sobretudo de aves, pelo que vos trago aqui hoje uma sopa reconfortante com restos de frango de campo. Qualquer parecença com uma sopa de entulho é pura imaginação.





Ingredientes:


- 1/2 courgette 
- 1 alho francês
- 2 batatas
- 3 cenouras
- Massinhas
- Grão
- Sobras de carne de aves
- 1 caldo de legumes ou galinha
- Cominhos
- Coentros
- Azeite
- Sal e pimenta
- Natas ou iogurte




Preparação:


1. Para o creme, cozer duas batatas, meia courgette, um alho francês, duas cenouras, uma cebola, um caldo de legumes ou galinha, um molho pequenino de coentros e uma colher de café de cominhos, com sal e um pouco de azeite.
  
2. Submeter os legumes cozidos e sem graça à magia da varinha, até que obtenham um creme.

3. Levar novamente ao lume e adicionar uma cenoura cortada em rodelas ou cubos e rectificar temperos.

4. Quando as cenouras estiverem quase cozidas adicionar então as massinhas (pevides, estrelinhas, letras, macarrão, cotovelos - your choice) e pouco antes de apagar o lume acrescentar, por fim, cerca de 300 a 400g de grão cozido e o peito de frango assado, previamente desfiado.

5. Para servir, adicionar uma ou duas colheres de natas ou iogurte natural e polvilhar com coentros (devo confessar que estes coentros eram congelados e isso não tem metade da graça -era-o-que-havia-paciência-não-estamos-cá-para-enganar-ninguém).




Et voilá! Atirem-lhe com uma loiça Bordallo Pinheiro e com um pano de cozinha Cath Kidston e já ninguém vai achar que estão a comer restos. E depois, quem disse que as sobras não podem ter tempo de antena? Hmm?

Sem comentários:

Enviar um comentário