13 de fevereiro de 2017

Inspiracionistas em viagem: 48 horas em Paris! E agora?



Quarenta e oito horas numa capital europeia saberão sempre a pouco. Contudo, se planearmos antecipadamente a nossa estadia conseguiremos fazer imenso em apenas dois dias.
Este mês - e aproveitando a recente mood de São Valentim que ainda se faz sentir - apresentamos sugestões para mais um city break. Desta feita, vamos até Paris: a cidade de todos os clichés possíveis, mas que vale sempre a pena!
Portanto, coloquem a marinière, o batom encarnado e as sabrinas na mala de viagem e allez-y!

Dia 1 - 9h00 - 13h00

A lista de locais a visitar poderia ser interminável. Porém, em 48 horas temos mesmo que ser práticos e selectivos. Paris é uma cidade lindíssima, portanto, passear a pé e admirar a arquitectura constituem uma parte significativa do itinerário. Então, porque não começar com um passeio no Bateaux mouches para ver a cidade através do Sena, seguido de um passeio pelos Campos de Março para tirar as tradicionais fotografias em frente à Torre Eiffel?

Deixando os clichés de parte e abraçando a Paris intelectual, um passeio pelo Quartier Latin (para admirar os bairros, os cafés e a arquitectura da margem esquerda do Sena), incluindo uma paragem numa bistrô para um croque-monsieur rápido, garantem uma manhã muito bem passada.




A tentar ser "artística" numa foto b&w na margem esquerda do Sena

Dia 1- 13h00 - 17h00

Paris é casa de alguns dos melhores museus do mundo! No entanto, por mais que queiramos ver tudo, reforçamos que há que impor alguma contenção, adequada à duração da estadia. Porque não escolher um museu que nos interesse particularmente para desfrutar do resto da tarde? Talvez o Louvre seja demasiado avassalador (pela a dimensão da colecção e pelas filas de entrada), mas existem museus excelentes para todos os gostos: Museu d'Orsay para quem gosta de pintura da viragem do século, o Museu de Cluny para os fãs da Idade Média (e da saga Game of Thrones), também o Museu do Perfume, o Museu de História Natural e ainda o Centro Georges Pompidou para os amantes da arte moderna. De facto, existem museus para todos os gostos. 


Museu de Cluny 

Dia 1 - 17h00 -  19h00

Parar um pouco, pois também é preciso, sobretudo para dar descanso às articulações fatigadas desta jovem adulta na casa dos 30. Porque não escolher uma esplanada (mesmo que esteja frio - têm aquecedores a gás) ou uma patisserie, bebendo um café ou um chocolate quente acompanhado de um excelente pain au chocolat ou bolo mais requintado?

Depois de repor as energias, é obrigatória a paragem numa qualquer  farmácia para fazer um restock de produtos de higiene e cosmética, pois em França são muito mais em conta (Nuxe, Avène, Embryolisse, La Roche-Posay, etc). Não se esqueçam que, para a mulher parisiense, os cuidados de pele são tudo!






Dia 1 - 19h00 - 23h00

Como sugestão para jantar surge a opção do Le Marais no 3º e 4º arrondissements (margem direita do Sena). Esta zona é super charmosa e encontra-se repleta de cafés, bistros e brasseries fora da orla turística. Sugiro um espaço em especial para uma experiência verdadeiramente parisiense: a brasserie Charlot na Rue de Bretagne no Haut Marais.

Depois disso, tendo guardado espaço para a sobremesa, na Rue de Vieille Temple (não muito longe), deliciem-se com um crepe à séria no Breizh Café. 


Café Charlot, Rue de Bretagne

Dia 2 - 9h00 - 18h00

O segundo dia poderia ser dedicado a compras ou à visita de outros museus, mas se pretendem uma experiência única e verdadeiramente especial visitem o Palácio de Versailles. Existem imensos comboios diários a partir da Gare du Nord e as tarifas são bastante acessíveis.
Aconselho a compra antecipada de bilhetes para o Palácio (pode ser feita online no respectivo website) para evitar as filas de bilheteira. E não se limitem apenas à visita ao Palácio em si, aproveitando a oportunidade para passear pelo Grand e o Petit Trianon (onde Marie Antoinette passou os seus últimos anos), assim como pelo Hamaeu de la reine, uma vila recriada para satisfazer os desejos bucólicos desta rainha.




Palácio de Versailles, Sala dos Espelhos

Dia 2 - 19h00 - 23h00

Um jantar sossegado na zona de Montmartre, seguido de uma noite "exótica" na zona da Pigalle é o que basta para uma excelente despedida de Paris.


Moulin Rouge - Dispensa apresentações

Não há desculpas: estamos mesmo aqui ao lado, existe grande diversidade de voos low cost para a capital Francesa e, como os dias ainda têm 24 horas, cada fim de semana é uma oportunidade para conhecer esta magnífica cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário