17 de março de 2017

Vou ali a um mercado e já volto!



Pois bem, podia dizer esta frase toooodos os dias e não me chateava nada mesmo. Sou adepta de mercados e já nem me recordo quando é que desenvolvi esta patologia. Gosto dos cheiros, das cores vibrantes, da azáfama típica destes espaços e os produtos da época fazem-me pensar em mil e um pratos de uma só vez. 

Escusado será dizer, por isso, que sou fã (n.º 1 pode ser?) do “novo” conceito de mercados que combinam bancas de frutas e legumes com outros espaços que gritam novas tendências, produtos gourmet e onde podemos tapear qualquer petisco ao mesmo tempo que apreciamos as mil e uma vida vidas que se cruzam nestes locais.  

Quando planeio uma viagem os mercados estão sempre, mas sempre, no meu top 10 de locais a não perder e hoje decidi partilhar alguns convosco. 
Ah!... E estou seriamente decidida a criar um grupo secreto de “mercado dependentes” nas redes sociais. Alguém interessado?

# Mercado San Miguel   





Não há que enganar: paragem obrigatória! Foi no Mercado San Miguel, em Madrid, que tudo começou. Neste museu ao vivo e a cores de tapas o trabalho árduo é mesmo escolher. São mais que muitas as vitrines que apresentam um pack completo aos nossos sentidos e rendidos temos que aceitar o que o destino nos reserva perante uma situação destas, ou seja, não ficar apenas por uma degustação, arriscar e avançar para um “rali das tapas”. Os preços também não são nada por aí além e a satisfação é garantida.



Visite o mercado San Miguel aqui.

# La Boqueria 





Se estivéssemos nós a falar de automóveis, diria que este é um clássico, mas, como não estamos, vou antes dizer que La Boqueria, em Barcelona, é a Meca dos mercados. ;) Os turistas são mais que muitos? São, é verdade. Os preços são inflaccionados? Também não posso discordar. Mas mesmo assim vale muuuuuito a pena uma visita, principalmente para quem gosta de fotografar. Preparem-se e levem um cartãozinho com espaço porque tudo é merecedor de um “retrato” para trazer de recuerdo. É a banca das frutas, é a banca dos sumos naturais, é a banca das gomas, é a banca dos gelados naturais,… Querem mais?



Visite o mercado La Boqueria aqui.

# Borough Market




Apesar de ser um dos mercados mais antigos de Londres, este foi uma das minhas descobertas mais recentes e aconselho vivamente. Pulsa um ambiente urbano, está rodeado de bares, restaurantes e lojas alternativas e é uma fusão de lojas de produtos de alta qualidade com vários espaços para comer “sabores do mundo” num ambiente muito descontraído. Foi aqui que vi também a maior banca de cogumelos à venda, algo que fez com que as minhas pestaninhas batessem palmas!
A única atenção a ter é que este mercado tem um horário de abertura ao público que deve ser consultado antes de se deslocarem.



Visite o Borough Market aqui.

# Mercado de Campo de Ourique




E agora desculpem-me os adeptos mais fervorosos do mercado da Ribeira, mas, em Lisboa, eu gosto mesmo é do mercado de Campo de Ourique. Primeiro, gosto do bairro e do ambiente calmo e residencial que o rodeia. Segundo, gosto da atmosfera mais acolhedora que, num Domingo à tarde, nos convida a partilhar uma mesa com amigos e uns copos de vinhos. E podemos ainda ter a “cereja no topo do bolo” se coincidirmos a nossa visita com a atuação ao vivo de uma banda de jazz.



Visite o mercado Campo de Ourique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário