21 de abril de 2017

Check in para Maiorca



E porque é a partir de Abril que muitas pessoas já começam a dar voltas à cabeça, e à carteira, para encontrar o destino ideal para as próximas férias de Verão, hoje decidi falar-vos um pouco sobre o destino que ocupou as minhas últimas férias em Setembro.

Confesso que é uma altura do ano que tenho alguma dificuldade em encontrar umas férias que me “encham as medidas”. Primeiro porque os preços são exorbitantes e penso sempre que se escolhesse outra altura do ano, a viagem ficaria sempre a metade do preço. Segundo, porque depois de riscar um belo lote de destinos apetecíveis, ficam os mais acessíveis mas que por norma são também aqueles que têm todos os requisitos para se enquadrarem no fenómeno “turismo de massas”.

Valldemossa.


Posto isto, dizer-vos que Palma de Maiorca foi o último destino que as minhas valises viram no Verão, têm toda a legitimidade para me questionar: “Então mas Palma de Maiorca não é um desses destinos de férias proibitivos nos meses de calor?”

Sim é. Mas também descobri que, com arte e engenho (ou muita pesquisa!), podemos escolher um destino de massas e fintar os locais e as praias com mais toalhas e pessoas por metro quadrado. Fora de brincadeiras, o que quero partilhar convosco é que quando virem promoções para Palma de Maiorca pensem duas vezes porque pode ser um destino com potencial para superar as vossas expectativas. Pelo menos, as minhas superou!

Alcúdia.


Escolhi Alcúdia, no norte da ilha, para pernoitar e foi uma aposta ganha. A parte antiga da cidade está limitada por muralhas, permanece uma traça medieval e é totalmente pedonal. Com um ambiente carregado de história, não deixa por isso de ser uma cidade viva com largos e praças convidativos. Para além desta componente histórica, tem uma baía com muitos quilómetros de praia e é um excelente ponto de partida para explorar outros locais do norte da ilha. Mas é fundamental o aluguer de carro.



A poucos quilómetros de Alcúdia, vão encontrar Pollensa, uma vila pacata em que predomina a cor ocre que, na maioria das ruas, é “salpicada” por canteiros de flores das moradias ou por montras e esplanadas originais. Aliás, o comércio no norte da ilha surpreendeu-me imenso porque foge completamente ao conceito de lojas de souvenirs. Existem muitos estabelecimentos, seja de artesanato, cerâmica, roupa ou bijuteria de autor e que primam pela diferença.

Pollensa.


Em dias muito soalheiros, uma visita a esta Vila pode ser um pouco penoso, mas podem sempre refrescar-se na Formentor, uma das praias mais míticas de Maiorca e que fica bem pertinho de Pollensa.

Restaurante em Pollensa.


A Cala Formentor tem também um miradouro com uma vista de cortar a respiração. Por último, e para que estas minhas sugestões não sejam um testamento, apontem e sublinhem no vosso roteiro Valldemossa, que fica a uma distância de cerca de 60km de Alcúdia e é imperdível.

Formentor.


Entre rochedos e rodeada de serra, este pueblo mantém a traça de outros tempos e convida-nos a uma viagem no tempo. Para além de ser uma povoação com muito charme, aqui também podem visitar o Museu Frédéric Chopin y George Sand, uma vez que o pianista viveu nesta vila. Valldemossa é também um mundo de suculentas e cactos que decoram porta sim porta sim todas as ruas desta vila pitoresca.

Valldemossa.


Espero que tenham gostado desta viagem! ;)

Alcúdia.


Sem comentários:

Enviar um comentário