5 de maio de 2017

Crónicas de um acne adulto: alguns dos melhores produtos para tratar do assunto




O post de hoje é dedicado a todas as pessoas que  foram brindadas com duas ou três décadas de pele saudável e que, de repente, olharam ao espelho e perceberam que o famoso (temido e indesejado) acne adulto lhes bateu à porta. 
Ao que parece 80% dos casos ocorre em mulheres como consequência de transformações hormonais (not funny), tornando todo o quadro mais complicado do que inicialmente se apresenta. Não podendo opinar acerca de condições médicas, posso porém partilhar alguns métodos e produtos que testei e que me ajudaram bastante nesta inesperada jornada de auto-conhecimento.

Primeiro que tudo, less is more. Sempre usei imensos produtos no rosto, até que percebi que isso não estava a ajudar a minha pele. Decidi então abandonar a maioria dos produtos com ingredientes mais agressivos  - como o ácido glicólico ou álcool - e seguir um regime mais simples e natural.
Como não tenho uma pele oleosa, a necessidade de a manter hidratada com produtos adequados (evitando os clássicos produtos anti-acne secantes) tornou-se também uma prioridade. 


1. Limpar bem mas com cuidado




Passei a utilizar apenas dois produtos de limpeza: uso diariamente o Camelia & Rose Gentle Hydrating cleanser da PAI (uma marca de cosmética natural especializada em pele sensível e atópica de que vos já falei) e o Daily microfoliant da Dermalogica (um esfoliante gentil em pó que quando misturado com água transforma-se numa espuma). Este último, uso uma vez por semana apenas para melhorar o grão da pele.


2. Tratar de forma adequada






Bem sei que muitas pessoas acham os sérums completamente dispensáveis - eu também achava, até agora! Alguma pesquisa fez-me compreender que o sérum é um produto de tratamento que visa resolver problemas específicos da pele como o acne, a rosácea ou minorar os sinais de envelhecimento. Após ler uns quantos (muitos) testemunhos, a escolha recaiu novamente sobre a PAI: pessoalmente, o Perfect Balance Blemish  Copaia & Zinc serum foi revolucionário! 
Para o tratamento localizado das borbulhas mais chatas, o Blemish Spot treatment da Murad tem funcionado muito bem. 


3. Hidratar com conta, peso e medida





Como não tenho pele oleosa, a grande maioria dos cremes anti-acne não são adequados para mim. Desta forma, optei por um creme diário simples, leve e para pele sensível de que já vos falei anteriormente: o Embryolisse Lait- Crème Concentré
Para além disso, em dias em que sinto a pele mais ressequida (e como forma de tratar eventuais cicatrizes) uso duas gotas do Rosehip Bio Regenerate Oil da PAI de momento a equilibrar a hidratação da pele e ajudar à regeneração da mesma. 




Estes são alguns dos produtos que funcionam para mim - e, claro está, todos cruelty-free. Podem encontrá-los nos sites das respectivas marcas ou na Amazon.
Contudo, este é um caminho muito pessoal e feito de experiências e tentativa-erro. Em caso de persistência dos sintomas, nada melhor do que visitar um dermatologista para dar conta do assunto.
Se tiverem outras dicas gostaríamos muito de as ouvir.


Sem comentários:

Enviar um comentário