13 de junho de 2017

Costa Vicentina I Love You



Se fosse uma pessoa livre de obrigações, os meus meses de Verão fariam um contrato vitalício e de exclusividade com o litoral alentejano. Há lá praias melhores que as da Costa Vicentina?

Eu aposto que não, até porque há argumentos para "dar e vender": existem praias que nunca mais acabam e todos os anos podemos definir um roteiro diferente; a maioria das praias têm um areal super extenso e por isso não vivemos aquele dilema "o pezinho do meu vizinho está a usufruir da minha toalha"; paira sempre aquele ambiente descontraído, até porque é um destino de férias muito procurado por caravan people and nature friendly e, por fim,  há uma sensação de liberdade que funciona sempre, mas sempre, como um "remédio para todos os males".  


Porto Covo

Para quem não conhece a Costa Vicentina aconselho um roteiro itinerante, com partida em Porto Covo, seguindo por Vila Nova de Mil Fontes, Zambujeira do Mar, Odeceixe e Aljezur. A viagem de carro pode ser feita sempre pela costa, e por isso é super agradável, e em todas estas pit stops há excelentes opções de alojamento local, quer nos vilarejos, quer em locais mais isolados com sugestões de turismo rural. A Rede Casas Brancas é um ponto de partida para explorar as ofertas que existem a este nível.

E se, porventura, escolherem o mês de Julho para irem a banhos por estas bandas, então Porto Covo ou Sines têm mesmo que ter paragem obrigatória. Isto porque é altura ... de Festival Músicas do Mundo minha gente! :) Mesmo para aqueles que à partida não são muito fãs, é impossível não entrar no espírito e não gostar deste evento que alia a praia a sonoridades de todo o mundo.


Festival Músicas do Mundo em Porto Covo.

Quanto a eleição de praias, bem... o assunto torna-se mais sério, mas vou tentar. Ainda em Porto Covo, e para quem gosta de usufruir de uma praia com poucos banhistas, a praia da Ilha do Pessegueiro tem que estar na rota das férias.

Já em Vila Nova de Mil Fontes, e depois de "picarmos o ponto" na famosa gelataria Mabi, é seguir rumo à praia do Malhão. O caminho é próprio para carros todo o terreno e, por isso, não é do agrado de todos. Mas uma praia quase deserta acho que compensa o esforço da viagem.   



Zambujeira do Mar

Rumando mais para sul não percam um final de tarde na Zambujeira do Mar. Quando temos um final de tarde assim, o que podemos pedir mais? Eu sei! Podemos pedir uma petiscada nas Azenha do Mar ou se, porventura, já chegarem tarde de mais para conseguir uma mesinha, então sigam para o Brejão onde há várias opções de restaurantes de peixe e marisco fresco.


Praia de Odeceixe

Embora fuja um pouco ao conceito de praia sem turistas, acho que não poderia deixar de referir a praia de Odeceixe num post sobre a costa vicentina. Nem que seja apenas um dia, mas tenho sempre que ir a esta praia, embora seja cada vez mais procurada e o estacionamento poderá tornar-se numa tarefa árdua. Com excepção da azáfama de coches, esta praia é óptima e, se tivermos um pouco de sorte, na entrada da praia, perto dos bares e cafezinhos locais, podemos ainda desfrutar de um sunset com música de rua. Reelaaaaax....


Praia de Odeceixe

Ainda em Odeceixe, não deixem de provar a feijoada de choco ou outras especialidades da Taberna do Gabão. É comer e chorar por mais...ou então é comer e voltar!


Praia da Arrifana, Aljezur.


Não poderia terminar sem referir a praia da Arrifana, em Aljezur, que é sem sombra de dúvida, a minha praia de eleição. Perdoem-me todas as outras, e mesmo não conseguindo traduzir por palavras o que esta praia significa para mim, acho que as imagens são uma óptima legenda.
E ainda pelos lados de Aljezur temos sugestões a partilhar quanto a "comes e bebes". A caminho da praia Vale Figueira, encontramos o lugar Shabouco, com casas de férias para arrendar e um restaurante que vai despertar o apetite daqueles que não sabem dizer não a um menu de pizza.

Se, porventura, a vossa viagem não ficar por aqui, entre Aljezur e Sagres, vão encontrar o Gulli Bistrot com sugestões bem típicas de uma cozinha mediterrânica.

Convencidos? Então... só me resta desejar-vos uma boa viagem! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário