24 de junho de 2017

Roteiro grego gastronómico



Podia trazer-vos fotografias das obras arquitectónicas milenares de Atenas? Podia. Podia trazer-vos fotografias das bonitas paisagens de Santorini? Podia. Podia trazer-vos fotografias dos recantos pitorescos de Naxos? A verdade é que podia. Mas a gastronomia grega impressionou-me de tal forma que achei que devia partilhar esta experiência convosco. Deixo a restante beleza da Grécia para as vossas pesquisas no Pinterest


Desculpem-me, desde já, a qualidade das imagens (todas as fotografias foram tiradas com um telemóvel) e perdoem não ter os nomes gregos para todos os pratos, mas, às vezes, quando a comida chegava à mesa o entusiasmo era tal, que facilmente me esquecia de apontar o nome dos pratos ou de fotografar antes de provar.


Bolinhos de tomate


O que mais me impressionou na comida grega é que, para nós, portugueses, dificilmente a estranhamos: os ingredientes que utilizam são-nos, na sua maioria, bem familiares. Os gregos têm muito orgulho nas suas batatas e gostam muito de cozinhar os legumes que crescem nas suas terras, maioritariamente tomates, pepinos, beterrabas, beringelas e courgettes. A diferença da comida grega em relação à portuguesa é que tem grande influência oriental e italiana: os molhos de tomate e queijo são comuns e as carnes são temperadas com especiarias que nos lembram as arábias.


Pauzinhos de sementes


Em quase todos os restaurantes que visitei, o pão (que diga-se, é maravilhoso) vinha para a mesa sem o pedir e, melhor de tudo, não é cobrado! Quando é, é baratíssimo e vale muito a pena.


Rolinhos de couve recheados com arroz e carne picada com molho de queijo


As porções servidas na maioria dos restaurantes são bem generosas. Logo, escolher uma das maravilhosas entradas e um dos pratos principais tentadores é suficiente para alimentar substancialmente duas pessoas. Algumas das entradas que experimentei foram estes rolos de couve recheados com arroz e carne, cobertos com molho de queijo, salada grega, tzatziki (molho de iogurte), pita, tarte de cebola e legumes no forno cobertos de queijo feta.


Salada grega


Tzatziki


Pita


Tarte de cebola


Legumes assados com queijo feta


Provar alguma variação de borrego, moussaka, salsichas tradicionais e carne de porco estufada serão sempre boas apostas.


Carne de vaca com molho de vinho tinto e puré de batata


Moussaka


Salsichas tradicionais de Naxos


Carne de porco estufada


Quanto a sobremesas, não vale a pena perderem muito tempo a escolherem uma do menu. Garanto-vos que assim que pedirem a conta vos vão surpreender com um docinho e um digestivo grego!


Bolo de bolacha


Iogurte com marmelada


Se tiverem a sorte de essa surpresa ser uma taça de iogurte grego com uma qualquer cobertura, então chegarão ao céu! Esqueçam todo o iogurte grego que já experimentaram em Portugal (pelo menos eu). Se alguém conhecer algum sítio por cá que venda um iogurte aveludado e denso simultaneamente, que faz lembrar umas boas claras em castelo, com uma acidez moderada, então avisem-me por favor! Sem dúvida, uma das melhores experiências pelas ilhas gregas.


Iogurte com mel e nozes


Confesso que voltei com grande vontade de reproduzir alguns dos pratos que experimentei pela Grécia. Alguém que já visitou o país e ficou tão maravilhado com a cultura gastronómica como eu?


Sem comentários:

Enviar um comentário