27 de outubro de 2017

E se falássemos de saúde?



E porque não aproveitar o aclamado mês rosa para vos falar de saúde?
Já que uma das Inspiracionistas é médica, achamos por bem salpicar-vos de vez em quando com esta temática. O objectivo é sermos informativas e, acima de tudo, esclarecedoras, por isso sintam-se à vontade para nos darem a vossas sugestões e para colocarem as vossas dúvidas.

O nosso pequeno país não goza nem nunca gozou (talvez na era dos Descobrimentos?) de grande riqueza. Mas garanto-vos que o nosso serviço nacional de saúde é mundialmente invejado e, naquilo que me compete, bem competente em muitas áreas.
É certo que há muito para melhorar, muito para mudar e muito que ensinar. Mas também há muita coisa boa que deve ser aclamada!
Um dos alicerces da manutenção da saúde de todos nós é a prevenção e é sobre isso mesmo que vão ler hoje.
Mas afinal o que é um rastreio? O que é um rastreio oncológico? Porque não se rastreiam todas as doenças conhecidas?




Os rastreios oncológicos são programas organizados, aplicados a pessoas com determinadas características e cujo objectivo é a detecção precoce de alterações que possam dar origem a um cancro ou que sejam já elas uma fase inicial de um cancro. De uma forma muito simples, o objectivo destes rastreios é que estejamos por "cá" durante muitos anos e que esses anos sejam gozados de grande saúde.
No entanto, não é possível rastrear todas as doenças, nem mesmo as oncológicas, porque muitas são raras, não existe um exame de rastreio disponível ou então ainda não existe nenhum tratamento curativo conhecido.
Mas não se esqueçam que a prevenção é a chave! E evitar os factores de risco associados ao aparecimento de inúmeras doenças é fundamental. Falo-vos do tabagismo, do sedentarismo e de uma dieta alimentar desequilibrada, por exemplo.
Posto isto, quais são os rastreios oncológicos preconizados em Portugal e que vos devem fazer questionar sobre a importância de os realizarem?




Rastreio do Cancro da Mama

Aconselhado a mulheres entre os 50 e os 69 anos, através da realização de mamografia de 2 em 2 anos.

Acredito que possa ser um exame desagradável, até doloroso, mas tendo em conta a capacidade de detectar lesões muito pequenas e a curta duração do exame, acho que o desconforto é amplamente ultrapassado.




Rastreio do Cancro do Cólon e Recto

Aconselhado a homens e mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, através da realização de um exames às fezes (pesquisa de sangue oculto nas fezes) com uma periodicidade anual ou então através da realização de uma colonoscopia total de 10 em 10 anos.
A colonoscopia é um exame conhecido por ser desconfortável e de elevado risco, mas na verdade as suas complicações são raras e a pior fase é mesmo a de preparação no dia anterior. Além disso, estando tudo bem, o próximo exame será feito passados 10 anos!




Rastreio do Cancro do Colo do Útero


Aconselhado a mulheres entre os 25 e os 64 anos, através da realização de uma citologia cervical (vulgarmente conhecida como Papanicolau) com uma periodicidade que pode ser de 3 em 3 ou de 5 em 5 anos, dependendo da técnica utilizada.

Ora aqui está um outro exame que traz várias reticências a muitas mulheres... Quem já o fez sabe que: 1º se tem que colocar numa posição não muito agradável mas 2º também sabe que não é doloroso e 3º é muito rápido!




As idades, os exames e as periodicidades explicadas aqui aplicam-se a pessoas sem queixas e sem risco acrescido de desenvolvimento destas doenças. A verdade é que em medicina cada caso é um caso e há várias situações em que os conhecimentos são aplicados à pessoa que está à nossa frente e não segundo os livros.
O importante é que percebam que há formas de prevenir algumas destas doenças e que informarem-se é o vosso melhor remédio.

A prevenção é a base da saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário