14 de novembro de 2017

Passeando nos Passadiços do Paiva



E já que em vez de Verão de S. Martinho temos Verão (quase) até ao S. Martinho porque não aproveitá-lo para alguns roteiros de fim de semana ao melhor estilo "vá para fora cá dentro"?  Hoje trago as memórias de um trajecto que poderão adaptar a umas férias de de Outono ou  mesmo de Inverno. A sugestão de hoje passa pelos Passadiços... do Paiva!

Embora os incêndios já tenham afectado algumas vezes estes Passadiços, o ex-libris de Arouca continua firme, hirto e apto para vos fazer desfilar (em algumas partes do percurso mais graciosamente do que em outras). 




Podem optar por percorrer os Passadiços no sentido Areeinho - Espiunca ou no sentido contrário, sendo ainda possível fazer o percurso de ida e volta. Consta que o primeiro é, de facto, o que exige menos a nível físico (e garanto-vos que tem um início relativamente assustador - depois acaba e podem "expirar" de alivio!).




Se forem em grupo e pretenderem apreciar a vida selvagem que vos rodeia sejam contidos no barulho e escolham uma hora do dia propícia a que esta se revele, tal como acontece pelo amanhecer. No meu caso, foi tudo ao lado! Para além de um grupo (extremamente) barulhento, chegámos ao Areeinho a meio da tarde.




No entanto, este horário foi vantajoso para a parte mais desejada do percurso: a paragem na praia fluvial! Se a vossa visita for durante o Verão, ou se as temperaturas estiverem minimamente agradáveis, reservem uma hora do vosso tempo para esta paragem. Vale muito a pena!




 E porque não levar uns petiscos e fazer um pique-nique a meio da viagem? Peguem numas receitas "inspiracionistas", carreguem às costas as nossas sugestões e apreciem a paisagem do Rio Paiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário