10 de janeiro de 2018

Arroz doce com maçã e canela




Preparados para o recomeço? A festas já terminaram, mas para além dos presentes, proximidade e agitação familiar, as festas trazem-nos uma oportunidade para experimentar receitas ou simplesmente repetir os nossos pratos favoritos. Hoje trago-vos um clássico com um twist que lhe dá um toque especial: a minha receita de arroz doce com maçã.








Ingredientes:


- 200g de arroz carolino
- 1L de leite
- 250g açúcar
- vagem de baunilha
- canela em pau
- canela em pó
- 1 limão
- manteiga
- 1 saqueta de pudim instantâneo (uso sempre pudim mandarim)
- 4 Maçãs



 Preparação:


1. Colocar cerca de 500ml de água com 2 paus de canela, 2 cascas de limão, meia vagem de baunilha e uma noz de manteiga. Assim que ferver adicionar o arroz e as 4 maçãs descascadas e cortadas em pequenos pedaços.

2. Deixar o arroz abrir totalmente, em lume brando, durante cerca de 15 min.





3. Adicionar depois 1L de leite, seguido de cerca de 250g de açúcar permitindo que a mistura levante fervura.

4. Separadamente, numa taça, adicionar uma saqueta de pudim a um pouco de leite e misturar até atingir uma mistura homogénea.

5. Adicionar a mistura de pudim ao preparado inicial e levantar fervura, permitindo a cozedura do pudim durante 2 a 3 minutos.

6. Distribuir em tacinhas e servir.




Aproveitem os dias mais frios de inverno para distribuir este conforto alimentício em colherzinhas numa taça ou chávena bonita. Sirvam-no ainda quente com bastante canela ou com maçã caramelizada no topo, acompanhado de uma manta e um filme ligeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário