24 de março de 2016

Os coelhos não põem só ovos





O Natal já lá vai, o dia de São Valentim está ultrapassado e eis que chega a terceira celebração do ano que apela à troca de presentes, ainda que nada vos obrigue a cumprir o briefing. Em todo o caso, podem contar com duas sugestões de presentes para os vossos entes queridos mais crescidos, mais pequenos ou para vocês mesmos.


Que o lado pagão deste feriado rima muito bem com chocolate já sabemos. Mas se querem oferecer um chocolate com alguma qualidade (mínimo de 70 % de cacau) e não querem simplesmente recorrer a uma tablete da Côte d'Or  ou pagar um exagero por algo mais artesanal, aqui fica uma sugestão.



Ingredientes:


200g a 500g de chocolate com cerca de 70% de cacau (depende do número de tabletes e do tamanho do vosso molde)

Mistura de frutos secos



Preparação:


1- Derretam o vosso chocolate, previamente partido em pequenos cubos, em banho-maria e vertam-no para o vosso molde; neste caso, usei uma forma de bolo Inglês que revesti rapidamente com papel vegetal.

2- Depois espalhem a vossa mistura de frutos secos (ou outra cobertura do vosso agrado) em cima da vossa soon to be tablete. Cubram a forma com um pouco de papel de alumínio e coloquem no frigorífico durante cerca de 1h.

3- Usem o papel de alumínio para revestir o vosso chocolate e embrulhem-no para oferecer. Ta da!





Neste caso usei avelãs, amendoins, passas, amêndoas cajus e arandos secos mas podem usar o que vos apetecer. Uma óptima ideia (ligeiramente mais calórica e açucarada) é substituir os frutos secos por smarties e marshmallows para os petizes! 





Caso tenham decidido eliminar o açúcar da vossa comemoração Pascoal (how sad...) a sugestão que se segue é para vocês. Continuem connosco.




De facto, a nossa segunda sugestão pode constituir uma prenda para os pequenos em alternativa aos tão amados chocolates, ou encontrar o seu lugar entre os outros elementos decorativos alusivos à época. Trata-se de um coelhinho em tecido. O molde veio daqui e demora, à vontade, uns bons 15 minutos a executar. O intervalo de tempo perfeito, portanto, para que a vossa tablete artesanal solidifique.


Vão precisar de algumas sobras de tecido, linha e material de enchimento.



Comecem por cortar o coelho em "espelho", juntem as "frentes" e cozam as duas partes do avesso, deixando uma abertura para inserir o enchimento.




Estes pequenos recortes são ideais para que as costuras curvas "expandam", sem fazer arrepanhados estranhos.




Se quiserem usá-lo como almofada de lavanda (ou outro aroma de vossa preferência), agora é o momento. Fechem com alguns pontos (e confirmem que levaram 15 minutos no processo todo). Podem também ampliar o molde e transformá-lo numa almofada.




O ano passado fiz alguns para oferecer, mas parece-me que este vai ficar em cativeiro cá por casa.




Boa Páscoa!


Sem comentários:

Enviar um comentário